LHLN_Thumb
24.JAN.17 - 10:40

A autonomia universitária em discussão

Mais uma vez, as universidades europeias realizam uma conferência anual para discutir os desafios atuais. Com a presença de figuras académicas e políticas, o encontro irá centrar-se na autonomia universitária e nos refugiados.

A Associação das Universidades Europeias (EUA) vai realizar a sua conferência anual, entre 6 e 7 de abril de 2017, em Bergen, na Noruega. O encontro irá focar-se na autonomia das instituições de Ensino Superior e na liberdade académica, endereçando os atuais desafios da política, economia e sociedade.

A iniciativa abrirá com a presença do Ministro da Educação e da Investigação da Noruega, Torbjørn Røe Isaksen, que discutirá a importância de desenvolver enquadramentos propícios para resolver os desafios diários que a Europa enfrenta. O debate centrar-se-á também nas razões que tornam a autonomia universitária essencial para a organização de atividades universitárias. 

A conferência juntará os altos líderes institucionais, decisores políticos e restantes partes interessadas para partilhar as suas experiências e conversar sobre o impacto das recentes alterações na gestão, financiamento, recursos humanos e outras matérias académicas das universidades. O encontro visará igualmente as diferentes formas de contabilidade e a sua relação com a autonomia e liberdade. Na conferência irá ser analisada a tabela de desempenho da autonomia universitária da EUA e projetado o cenário para progredir nas áreas mais vulneráveis
.
Finalmente, um outro tópico em discussão nesta reunião serão as experiências universitárias de receção de estudantes e investigadores refugiados. Em resposta à crise, as instituições europeias lançaram centenas de iniciativas para assistir e integrar os refugiados. Esta sessão está intimamente ligada ao Mapa de Boas-Vindas aos Refugiados da EUA, que demonstra o trabalho extensivo que a comunidade universitária tem desenvolvido para apoiar os alunos e os académicos que foram deslocados.

Facebook Twitter