LHLN_Thumb
07.SET.16 - 10:58

Aplicação portuguesa quer prevenir o cancro

A Happy foi desenvolvida por um estudante da Universidade de Aveiro e tem como objetivo prevenir o cancro. A app é gratuita e está disponível para iOS e Android. 

Prevenir o cancro através da recomendação de comportamentos saudáveis adaptados ao utilizador. É este o objetivo da aplicação Happy, desenvolvida por Nuno Ribeiro, estudante de doutoramento da Universidade de Aveiro e investigador do I3S.

Através da Happy, o utilizador tem acesso ao HappyScore, valor que representa, em tempo real, o nível de prevenção do cancro individual, desafios saudáveis e possibilidade de partilhar resultados com amigos. 

«Se a pessoa estiver na praia durante o dia irá receber mensagens para se proteger do sol. Se estiver no supermercado, a Happy vai sugerir-lhe comprar frutas e vegetais frescos», explica Nuno Ribeiro, num comunicado enviado ao Canal Superior.

As recomendações da app têm por base informações dadas pelo utilizador sobre os seus comportamentos e a localização geo-espacial do telemóvel. O público-alvo da aplicação são indivíduos entre os 18 e 40 anos.

«O telemóvel é um dispositivo que nos acompanha todo o dia e temos tendência a confiar nele, depender dele. Esta aplicação vive dentro do telemóvel e envia a mensagem certa, no momento certo», acrescenta o investigador.

A Happy foi testada durante um mês, por 32 voluntários. Para além de Nuno Ribeiro, também Filipe Silva e Ana Margarida Almeida englobam a equipa que desenvolveu a aplicação. 

Agora, a aplicação está disponível gratuitamente para Android e iOS

Facebook Twitter