LHLN_Thumb
06.FEV.17 - 17:50

«Biorself»: biologia para todos

A Universidade do Minho vai ser palco, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, das XVIII Jornadas de Biologia Aplicada. Com o tema «Biorself», o evento promete um serão recheado de atividades, tais como workshops, debates e palestras.

O Campus de Gualtar, em Braga, acolhe, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, as XVIII Jornadas de Biologia Aplicada da Universidade do Minho. Subordinado ao tema «Biorself», o evento decorre no Auditório B1 e inclui 25 palestras e workshops, dois debates e várias atividades lúdicas.

A organização deste evento está a cabo do Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada (NEBAUM), em conjunto com o Departamento de Biologia. A sessão de abertura é na quarta-feira, às 14h, com a presença do vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, Margarida Casal, presidente da Escola de Ciências, entre outros convidados.

Às 16h15 a cientista Alexandra Marques, do grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, que venceu recentemente uma bolsa europeia de cerca de um milhão de euros para investigar modelos de pele 3D, dará uma palestra.

A partir das 21h decorre o debate «Bioética na Manipulação Genética da Reprodução Humana», no Planetário – Casa da Ciência de Braga. Neste evento os protagonistas serão José Pinto da Costa, professor de Medicina Legal da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, João Ramalho Santos, diretor do Grupo de Biologia da Reprodução e Células Estaminais da Universidade de Coimbra e Patrícia Maciel, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho. 

No programa estão ainda dez sessões sobre temas diversos, nomeadamente esclerose múltipla, envelhecimento, arqueogenética e ancestralidade das populações europeias, ecossistemas de água doce e doença da artéria coronária. As jornadas incluirão ainda workshops dedicados à observação de células no sistema imunológico, antropologia forense, gastronomia molecular, cultura in vitro de plantas, entre muitas outras temáticas.
 
Podes saber mais sobre o evento aqui.

Facebook Twitter