LHLN_Thumb
20.FEV.17 - 11:30

Cinco minutos de jazz na UA

O programa de rádio mais antigo do país celebra esta terça-feira 51 anos. «Cinco Minutos de Jazz» continua a divulgar a música jazz, através da voz e do trabalho de José Duarte, que estará amanhã na UA para assinalar a data com uma aula aberta.

José Duarte, autor da rubrica «Cinco Minutos da Jazz», dirige, no dia 21 de fevereiro, uma aula aberta, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro. A iniciativa intitula-se «Solo Improvisado» e conclui as comemorações dos 50 anos do programa de rádio mais antigo do país.

Iniciado em 1966, na Rádio Renascença, «Cinco Minutos de Jazz» passou pela Rádio Comercial, estando desde 1993 na RTP-Antena 1, sempre pela voz de José Duarte. A 21 de fevereiro de 2017, a rubrica assinala 51 anos de existência, sendo um dos mais importantes veículos de divulgação dos novos talentos do jazz nacional e internacional.

Também no dia 21 de fevereiro, o auditório da Reitoria da UA recebe a atuação dos LUME – Lisbon Underground Music Ensemble, projeto criado e dirigido por Marco Barroso. O ensemble conta com 15 instrumentistas e combina a composição escrita com improvisação. A este concerto segue-se uma jam session aberta a todos os amantes de jazz.

Este evento coincide com a inauguração da exposição «Pare Escute Olhe», que consiste numa mostra de cartazes que assinalam vários momentos da evolução do jazz. A coleção de cartazes faz parte do acervo doado por José Duarte à UA e vai estar presente no átrio da reitoria até 21 de março. 

Além de cartazes, José Duarte doou à UA fonogramas, filmes, vídeos, imagens fotográficas, manuscritos e outros documentos. A sua contribuição foi determinante para a fundação do Centro de Estudos de Jazz, em 2007.


Facebook Twitter