LHLN_Thumb
14.NOV.16 - 17:23

ESU e EUSA celebram protocolo

A maior associação desportiva universitária europeia juntou-se à «União Europeia dos Estudantes», numa parceria que promete muitas iniciativas conjuntas. As organizações irão colaborar, entre outros eventos, nos EUSA Games 2018, que terão lugar em Coimbra.

Duas associações europeias de estudantes juntaram-se com um fim em comum. A European Students Union (ESU) e a European University Sports Association (EUSA) assinaram um memorando de entendimento que irá reforçar os laços entre ambas as organizações.

Os dois corpos governamentais, que trabalham em benefício dos estudantes, concordaram com os principais objetivos a serem alcançados, como base da sua nova parceria. O ESU e o EUSA irão colaborar juntos em atividades e projetos, promovendo o desporto e a atividade física na Europa e intervindo em projetos de responsabilidade social, com especial foco nos estudantes do Ensino Superior.

Os elos de ligação entre estas duas organizações iniciaram-se em 2012 e os seus representantes têm-se reunido em diversas ocasiões. O atual presidente da EUSA, Adam Roczek, afirmou reconhecer o papel da ESU enquanto «organização influente e cuidadosa com os padrões próprios do Ensino Superior para os estudantes, encorajando ideias frescas e prestando apoio profissional». 

Por sua vez, Leia Meister, presidente da ESU, confessou que a «EUSA desempenha um papel importante no Ensino Superior europeu, alcançando um grande número de estudantes através do desporto.» A responsável acrescentou ainda que a EUSA oferece «oportunidades iguais e saúde para os alunos.»

Entre outras iniciativas, as associações cooperarão na promoção de dois dias internacionais relevantes para a comunidade estudantil: o «Dia Internacional do Estudante», a 17 de novembro, e o dia do Desporto Universitário, a 20 de setembro.

Espera-se também que a ESU e a EUSA colaborem na realização dos Jogos Europeus Universitários, um evento que ocorre de dois em dois anos. A próxima edição do EUSA Games, maior evento multidesportivo no velho continente, irá ter como sede a cidade de Coimbra, em 2018.

Entretanto, ficou a saber-se que, dois anos depois, em 2020, será a cidade sérvia de Belgrado a receber os jogos.

A ESU representa 45 associações de estudantes de 38 países europeus. Já a EUSA é composta por 45 órgãos desportivos universitários na Europa.

Facebook Twitter