LHLN_Thumb
22.MAI.17 - 12:10

Megacentro científico vai abrir em Guimarães

“The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine” é o nome do megacentro de investigação que vai abrir na UMinho. O projeto é uma parceria com várias universidades nacionais e ainda com a University College London.

A Universidade do Minho inaugura, esta terça-feira, um megacentro de investigação europeu. O “The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine”, situado no auditório do Avepark, nas Caldas das Taipas, Guimarães, abre às 10h30 com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este novo centro reúne cinco universidades nacionais – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova – e a University College London, do Reino Unido. Apesar da sede ser em Guimarães, existirão polos em Aveiro, Porto e Lisboa e um campus de apoio em Londres.

Pretende-se que “The Discoveries Centre” tenha um efeito estruturante na ciência portuguesa, desenvolvendo métodos inovadores na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares. O projeto, que resultou de um investimento de 10,8 milhões de euros, conta com 15 milhões de euros de financiamento da Comissão Europeia.

Na sessão de inauguração estarão ainda presentes: o diretor-adjunto para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia (CE), Patrick Child, a embaixadora do Reino Unido, Kirsty Hayes, o secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, o presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, o reitor da UMinho, António M. Cunha e o coordenador do The Discoveries Centre e vice-reitor da UMinho Rui L. Reis.


Facebook Twitter