LHLN_Thumb
19.JAN.17 - 15:03

MIT Portugal abre candidaturas

Um total de 18 projetos de investigação exploratória vão ser apoiados pelo Programa MIT Portugal. As candidaturas estão abertas até 8 de março.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts encontra-se a recrutar no nosso país. O Programa MIT Portugal abriu a fase de candidaturas para a apresentação de projetos de investigação exploratória, iniciativa apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). 

O concurso prevê o apoio a dezoito projetos exploratórios, que devem ser apresentados por instituições de investigação portuguesas, com a duração máxima de um ano e um orçamento total disponível de 1 milhão e 800 mil euros. O prazo para submissão de candidaturas é 8 de março de 2017.

As áreas científicas contempladas no concurso são: investigação integrada baseada no contexto do centro Azores International Research Center (AIR), Sustentabilidade e gestão de dados em sistemas urbanos, novos conceitos industriais e fábricas inteligentes, dispositivos biológicos médicos e sistemas de transportes sustentáveis.

O diretor nacional do Programa, Pedro Arezes, salienta que a seleção das áreas resultou «de uma análise do potencial de desenvolvimento das mesmas por parte dos parceiros nacionais em estreita colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e de uma tentativa de dar resposta a alguns dos mais recentes desafios de desenvolvimento da investigação e ciência em Portugal». 

Ao longo de 10 anos o MIT Portugal já apoiou um total de 20 projetos de investigação durante a primeira fase do programa e um 3 projetos de larga escala. Esta fase de candidaturas arranca no ano em que o Programa MIT Portugal entra na reta final da sua 2ª fase, que se iniciou em 2013 e termina no fim de 2017. 

Pedro Arezes confessa que «um dos objetivos do concurso passa por identificar áreas de investigação que possam vir a ser integradas numa potencial 3ª fase do Programa, a qual está desde já a ser desenhada para incluir novas áreas científicas e iniciativas de internacionalização da investigação mais criativas e inovadoras».

Para mais informações clica aqui.


Facebook Twitter