LHLN_Thumb
23.MAI.17 - 12:40

Raul Brandão homenageado em Sintra

Por iniciativa do IADE o escritor portuense Raul Brandão vai ser homenageado no Palácio de Seteais. A herança literária do autor de obras como “Húmus” vai ser recordada, por ocasião dos 150 anos do seu nascimento

.Para celebrar os 150 anos do nascimento do escritor Raul Brandão, o IADE-Universidade Europeia prepara um colóquio que terá lugar entre 25 a 27 de maio. O evento, que assinala também o centenário da obra “Húmus”, terá lugar no Palácio de Seteais em Sintra, de 25 a 27 de maio.

Na cerimónia de abertura estarão presentes o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e o Diretor do IADE-Universidade Europeia, Carlos Duarte.

O escritor, que o poeta Teixeira de Pascoais considerou “maior escritor de Portugal e, talvez, o maior do nosso tempo” vai ser homenageado ao longo de três dias. No primeiro dia da iniciativa estarão figuras ilustres da cultura portuguesa como Vítor Pena Viçoso, Anabela Galhardo Couto, Miguel Real, Joaquim Domingues, Manuele Masini, Ricardo António Alves e Rita Martins.

No dia 26 de maio, os oradores serão Luísa Barahona Possolo, Rodrigo Sobral Cunha, José Manuel de Vasconcelos, Fernando António Baptista Pereira, Margarida Acciaiuoli, Vasco Rosa e Renato Epifânio. Finalmente, António Braz Teixeira, Maria Helena Serôdio, Samuel Dimas, Carlos J. F. Jorge, Elísio Gala e Edward Ayres de Abreu encerram o colóquio.

Esta homenagem termina com a realização de uma visita ao Convento dos Capuchos guiada por Miguel Real, segundo um texto de Raul Brandão. O coordenador das edições IADE – Universidade Europeia e responsável pela iniciativa, Rodrigo Cunha, sublinha que “o colóquio Primavera Eterna perpetua a tradição do IADE – Universidade Europeia no acolhimento de iniciativas que celebram a cultura portuguesa e grandes nomes da nossa história”.

Facebook Twitter