LHLN_Thumb
04.JAN.18 - 12:27

TNSJ promove Gil Vicente

Ciclo do Teatro Nacional São João dedicado ao pai do teatro português começa este sábado, no Porto.

O misterioso dramaturgo cuja identidade ainda hoje é discutida vai estar em destaque nos espaços geridos pelo Teatro Nacional São João (TNSJ), durante o mês de janeiro. 

A série de eventos dedicados a Gil Vicente começa já no próximo sábado, dia 6, com o “Atelier 50 – Barcas de Gil Vicente”. A iniciativa será orientada por Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, e Nuno M Cardoso e decorrerá no Mosteiro de São Bento da Vitória, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h30. O ateliê “vai reunir cinquenta pessoas para uma leitura encenada da chamada ‘trilogia das Barcas’: Inferno, Purgatório e Glória”. No dia 15, o Teatro Carlos Alberto (TeCA) recebe “um dos mais destacados e originais vicentistas”, José Augusto Cardoso Bernardes, que orientará a conferência Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo, que decorre às 21h00. Ambas as iniciativas são de entrada gratuita. 

O ciclo vicentino “prossegue com a apresentação de Embarcação do Inferno, uma criação d’A Escola da Noite de Coimbra e o Cendrev de Évora. A peça tem encenação de António Augusto Barros e José Russo e recupera um texto de 500 anos, promovendo a reflexão sobre os tempos atuais, em que vigoram os conceitos de ‘pós-verdade’”. Os encenadores deste espetáculo vão também orientar a Oficina Embarcação do Inferno, que terá lugar no dia 20, no TNSJ. 

Fotografia de Paulo Nuno Silva.

Facebook Twitter