LHLN_Thumb
22.NOV.16 - 15:45

Um café e um doutoramento, por favor

Dez minutos para «trocar por miúdos» a sua tese de doutoramento. É este o desafio proposto a duas doutorandas da Universidade do Minho, que serão as protagonistas da 10.ª sessão da PubhD UMinho.

Bárbara Mendes e Diana Fernandes vão a palco na quinta-feira, 24 de novembro, às 21h00, no bar Sé la Vie, em Braga. Não é um concerto, nem um momento de stand-up comedy. As duas alunas da Universidade do Minho vão apresentar a sua tese de doutoramento, em dez minutos, num contexto informal, na 10.ª sessão da «PubhD UMinho».

O objetivo é provar «que as coisas complexas podem ser ditas de forma descontraída e acessível a qualquer leigo», explica Daniel Ribeiro da STOL (Science Through Our Lives) da Universidade do Minho, que promove a «PubhD». O responsável garante que «as apresentações aborrecidas ficam à porta e todos são convidados a aprender ciência». 

A ideia nasceu em 2014, no Reino Unido e liga o conceito de «pub», bar típico de Inglaterra, à sigla de doutoramento PhD. Em Portugal o «PubhD» está presente em Lisboa, Minho, Évora e em janeiro deverá também chegar ao Porto.

O «PubhD UMinho» junta em média 60 pessoas por sessão, em espaços de Guimarães e Braga. O público é chamado várias vezes a avaliar as intervenções, usando feijões brancos e vermelhos para indicar a sua temática favorita daquela noite. A iniciativa tem inclusive uma mascote, o «GeniUM», um cientista de jeans, ténis e tubo de ensaio na mão.

Na sessão desta quinta-feira, Bárbara Mendes, doutoranda em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, vai falar de «Orgãos à lá carte», e Diana Fernandes, doutoranda em Ecologia e Gestão Ambiental vai apresentar «As pragas da Cidade Invicta». 

Se és um aluno de mestrado ou doutoramento e queres partilhar a tua tese, o STOL aceita inscrições de qualquer área e instituição. Basta inscreveres-te aqui.

Facebook Twitter