LHLN_Thumb
31.OUT.16 - 14:49

UMinho reaproveita resíduos industriais

Integrado na plataforma «Fibrenamics», a Universidade do Minho lança um novo projeto inovador e ecológico. O conceito será apresentado nesta quarta-feira, e procura desenvolver produtos sustentáveis, utilizando resíduos industriais.

O projeto «Fibrenamics Green», desenvolvido pela Universidade do Minho, vai ser lançado na próxima quarta-feira, dia 2, às 14h30, no Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da UMinho. A iniciativa é da autoridade da plataforma Fibrenamics e do CVR e conta com 550 mil euros de investimento, 85% dos quais de fundos comunitários europeus.

A sessão de lançamento contará com responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da UMinho e do CVR. Durante o evento, o professor e coordenador da Fibrenamics, Raul Fangueiro, vai introduzir o projecto, seguindo-se uma palestra sobre «Sustentabilidade Empresarial», por Nelma Teixeira, da IKEA Industry. Às 16h serão efetuadas diversas demonstrações de materiais, tecnologias e produtos, assim como visitas aos laboratórios. 

O «Fibrenamics Green» vai gerar produtos sustentáveis, através da incorporação de resíduos industriais, utilizando as metodologias de sucesso implementadas pela Fibrenamics nos últimos cinco anos. A Fibrenamics é uma plataforma internacional da UMinho, nascida em 2011, que atua em diversos setores, abarcando todo o mundo das fibras.

Facebook Twitter