LHLN_Thumb
08.NOV.16 - 11:28

Doutor Engenheiro Fernando Santos 

Engenheiro do «penta» e engenheiro do euro, Fernando Santos somará mais um título ao seu palmarés. A UTAD atribui o grau de Doutor Honoris Causa ao selecionador nacional, homenageando uma longa carreira dedicada ao desporto.

O atual selecionador nacional da equipa de futebol masculina, Fernando Santos, vai receber o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A cerimónia solene terá lugar na Aula Magna da universidade, no dia 18 de novembro, às 10h30. 

Fernando Santos nasceu a 10 de outubro de 1954, em Lisboa, e formou-se como Engenheiro Técnico de Eletrónica e Telecomunicações em 1977 pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Iniciou a sua carreira desportiva, como jogador no Operário da Graça, seguindo-se Sport Lisboa e Benfica, Marítimo e Estoril, onde assumiu em 1987 a condição de treinador. Conduziu os canarinhos à divisão de Honra e depois ao escalão principal do futebol português.

Foi também treinador do Estrela da Amadora e Futebol Clube do Porto, onde se celebrizou como o «engenheiro do Penta». Em 2001 rumou à Grécia, onde treinou o AEK e o Panathinaikos, seguindo-se aventuras novamente em Portugal, no Benfica e no Sporting. Foi o primeiro técnico português a treinar os três principais clubes nacionais e o terceiro a nível mundial (apenas Otto Glória e Fernando Riera conquistaram tamanha proeza).

Depois de ter treinado a seleção grega, entre 2010 e 2014, conseguindo pela primeira vez levar os helénicos aos oitavos de final de um Mundial, o engenheiro foi eleito para ser selecionador português. Sucedendo a Paulo Bento, Fernando Santos não perdeu um único jogo da fase de qualificação e, pela primeira vez desde 2008, Portugal foi apurado para uma competição sem necessitar de play-off.

O percurso profissional de Fernando Santos culminaria na conquista inédita do Europeu de Futebol, em Paris, no passado mês de julho. A atribuição do grau Doutor Honoris Causa pretende, assim, distinguir uma carreira notável no desporto e homenagear o homem cuja crença inabalável levou Portugal a levantar o troféu no «Stade de France». 

O engenheiro junta-se assim a um leque reduzido de personalidades que já receberam esta homenagem. O grau de Honoris Causa da UTAD já foi atribuído a Franciscus Maria Lubbers (antigo Primeiro-Ministro Holandês), António Lobo Antunes (escritor), Wei Zhao (reitor da Universidade de Macau), Francisco Javier Olazabal (empresário), Manoel de Oliveira (cineasta), Luís Valente de Oliveira (académico e antigo governante), Luís Garcia Braga da Cruz (antigo presidente da CCDR-N), João Rosas Nicolau de Almeida (enólogo) e ao Comité Olímpico de Portugal.

Facebook Twitter