LHLN_Thumb
07.MAR.17 - 16:20

IP Leiria disponibiliza cursos online gratuitos

Com o objetivo de tornar cada vez mais a instituição uma referência na educação inclusiva, o IP Leiria disponibilizou vários «minicursos» para aprender a interagir com a diferença. Os cursos estão disponíveis online, na plataforma UP2U.

O Instituto Politécnico de Leiria disponibilizou, na sua plataforma UP2U, 20 novos MOOC - cursos online gratuitos. Estes «minicursos» têm o formato «59 minutos e alguns segundos».

Entre os conteúdos, destaque para o Ciclo Inclusão, que dispõe de uma dezena de cursos na área da inclusão, como «Normas de acessibilidade na web», «Como interagir com uma pessoa cega», «Comunicação aumentativa», entre outros. Estes minicursos pretendem desmistificar aspetos ligados à deficiência e sensibilizar para a inclusão em diversos contextos da vida diária.

Nuno Mangas, presidente do IP Leiria, explica que «numa sociedade plural, inclusiva e democrática, devemos saber interagir com a diferença, e este Ciclo Inclusão foi pensado especificamente para promover a inovação social e a transferência de conhecimento para a sociedade civil».

«Estes cursos resultam do know-how que gerámos em matéria de inclusão, tendo em conta que criámos há dez anos o CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, que dispomos da iACT - Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação, e que somos a nível nacional a instituição de Ensino Superior que mais estudantes com deficiência recebe», acrescenta o dirigente do Politécnico leiriense.

Na UP2U estão disponíveis também cursos no âmbito das estratégias de aprendizagem ativa, como «Gestão do tempo» e «Evitar o plágio».

Facebook Twitter