LHLN_Thumb
11.ABR.17 - 09:30

Morreu a primeira doutora da UC

Maria Helena da Rocha Pereira foi professora, investigadora, e a primeira catedrática da Universidade de Coimbra. Com mais de 300 obras no seu currículo, a portuense dedicou a sua vida aos Estudos Clássicos.

Faleceu esta segunda-feira, aos 91 anos, Maria Helena da Rocha Pereira, a primeira mulher doutorada pela Universidade de Coimbra. Natural do Porto, tornou-se também, em 1964, a primeira professora catedrática da mais antiga instituição de Ensino Superior do país. A professora e investigadora possui mais de 300 obras no currículo.

Considerada a mais importante especialista nacional em Estudos Clássicos, foi essencial na divulgação desta área de conhecimento. Da sua vasta obra, destaque para os dois volumes dos “Estudos de História da Cultura Clássica”, dedicados à cultura grega e romana, de 1965, e as traduções que fez das grandes tragédias de Sófocles (Antígona, Ajáx) e Eurípides (Medeia, Troianas, As Bacantes).

Maria Helena da Rocha Pereira foi ainda, em 1950, bolseira na Universidade de Oxford, tornando-se aluna de historiadores como Eric Dodds e John Beazley. “É incrível pensarmos que ela, uma menina do Porto, parte sozinha naquela altura para estudar em Oxford, quando quem saía, raríssimos, o fazia para Paris... Uma mulher no Portugal do Estado Novo, fechado a tudo, numa área dominada por homens”, confessa, em declarações ao Público, Frederico Lourenço, tradutor e professor de Grego na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 

A investigadora recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, em 2009, e o prémio Vida Literária em 2010. Colaborou também por várias ocasiões com o Teatro Académico da Universidade de Coimbra. As cerimónias fúnebres realizam-se esta tarde, a partir das 15h, na igreja da Lapa (Porto).

Facebook Twitter