LHLN_Thumb
31.JAN.19 - 11:59

Reviver o passado na música

Curso livre da Escola das Artes da Católica no Porto analisa influência do passado na performance artística.

O curso é composto por seis sessões e arranca a 2 de fevereiro. O objetivo é promover “o sentido analítico e crítico das performances musicais”.  Como mote, esta formação questiona-se sobre como sabemos o que sabemos hoje, de que forma o passado influencia a produção artística atual. A formação centra-se “no desenvolvimento artístico e cultural do educador, com o intuito de melhorar a atividade performativa e artística”. 

O curso é composto por seis sessões, a decorrer entre fevereiro e março. O foco será a “análise do tratamento de fontes primárias e fontes secundárias no contexto do ensino de música e performance”. A coordenação fica a cargo de Rui Pedro Alves, docente da Universidade Católica do Porto e a formação destina-se a professores de música do ensino especializado e a artistas musicais.

Segundo os responsáveis, “o programa formativo centra-se, ainda, no estudo dos principais tratados de musicologia e prática instrumental desde o século XVI e, ainda, na análise da importância das gravações históricas nas práticas musicais atuais”. “Todo o conteúdo lecionado visa permitir aos formandos uma performance historicamente mais informada, promovendo o sentido analítico e crítico da música dos dias de hoje e respetivas ligações com o passado.”

As sessões decorrem no campus Foz da Católica no Porto, todas as quartas-feiras, de 2 de fevereiro a 3 de abril, das 18h às 21h.

Facebook Twitter